Pular para o conteúdo principal

DCE lança nota de luto e de luta para o dia 1º de Abril de 2014

Nota de luto e de luta do DCE da UFRN para o dia 1. de Abril de 2014. O dia primeiro de abril é um dia de lembranças, luto e luta. 

"O dia primeiro de abril é um dia de lembranças, luto e luta. Neste fatídico dia, há 50 anos, acordavam os brasileiros e as brasileiras em uma ditadura militar, após terem, na véspera, adormecido em uma democracia das mais progressistas que o nosso pais já viveu.

A covardia dos militares já se mostrava logo na sua chegada ao poder. Na calada da noite, tomaram o governo de assalto das mãos do povo e instalaram uma ditadura profundamente autoritária e sanguinária e o período mais tenebroso da história recente brasileira. Cassações arbitrárias de mandatos parlamentares, perseguições nas universidades e nas fábricas, prisões, torturas, assassinatos. Tudo isso se tornou comum nos 21 anos que se seguiram ao 1º de Abril de 1964.

As principais organizações de trabalhadores e trabalhadoras, sejam elas sindicatos, partidos ou coletivos, foram vítimas do Estado militar. Na nossa universidade, a reitoria possuía uma parceria intima com o regime, com a instalação de um escritório da agência de investigação (Assessoria de Segurança e Informações) nas dependências do campus. Entidades estudantis tiveram seus mandatos cassados, estudantes foram entregues à repressão e professores subversivos foram expulsos.

O próprio Diretório Central dos Estudantes sofreu intervenção militar e teve sua diretoria presa. O povo não assistiu, porém, de forma passiva ao desmoronamento da nação brasileira. Foram muitos os lutadores e muitas as lutadoras que dedicaram suas vidas, sua juventude e sua integridade à luta democrática na resistência à ditadura. Aqui lembramos no nome de Emmanuel Bezerra, Anatália Alves e José Silton Pinheiro os e as potiguares militantes no movimento estudantil à época que tiveram suas vidas ceifadas pela repressão militar.

Saudamos respeitosamente, ainda, no nome de Juliano Homem de Siqueira, Luiza Nóbrega e Moisés Domingos nossos atuais professores universitários que entregaram sua juventude à militância pela democracia e sofreram duras penas por isso. A sua história de dedicação e empenho para a construção de um novo projeto de sociedade, mesmo que a custo de suas próprias vidas, nos encoraja e inspira a seguirmos a luta diária. Mais do que honrarmos a militância de outrora com reverências, porém, devemos compreender a atualidade da luta democrática.

Diversas são as estruturas herdadas da ditadura militar que ainda persistem no nosso sistema político, no judiciário, na polícia repressiva e na nossa universidade. Por isso, devemos encarar como desafios à nossa geração a consolidação da luta iniciada pelas figuras que hoje reverenciamos. Lutar por um novo sistema político, pelo fim da polícia militar, por eleições paritárias para os cargos de gestão da UFRN é honrá-los na prática diária do movimento estudantil.

Que o façamos, então, e que sigamos ocupando as salas, corredores, reitoria, praças, ruas e corações e mentes na disputa constante por uma sociedade mais democrática. Emmanuel Bezerra, presente! Anatália Alves, presente! José Silton Pinheiro, presente! Todas as lutadoras e todos os lutadores do povo, presentes!"

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.