Pular para o conteúdo principal

Grupo no Facebook faz sucesso entre gays e simpatizantes da UFRN

O Boys UFRN tem sido um excelente ambiente de discussão sobre práticas sexuais e ponto de encontro para novas descobertas

Fonte: Blog do Allyson Moreira

Com o objetivo de oferecer um espaço virtual para compartilhamento de experiências de relacionamentos e discussão sobre sexualidade, um jovem estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte criou no mês passado o Boys UFRN, grupo fechado no Facebook para homossexuais e simpatizantes que estudam na Universidade.

Descontraído e plural, o Boys UFRN é composto atualmente por setenta e cinco membros, entre 18 e 32 anos, dos mais diferentes cursos. De acordo com o moderador, D.M., 18, o grupo é um espaço discreto para jovens discutirem principalmente sobre o universo gay.

“No Dia das Mães um amigo meu postou no grupo da UFRN no Facebook a foto de um casal gay com filho, ressaltando a existência de um novo arranjo familiar. A partir de então, muitos comentários preconceituosos foram deflagrados, gerando polêmica no entorno da discussão de gênero”, lembra. Foi nesse momento que ele percebeu a necessidade de criar um grupo onde os homossexuais e simpatizantes indignados com o acontecido pudessem interagir e dar continuidade ao debate.

O grupo também tem sido um espaço propício para muita paquera e azaração. O estudante de teatro Rodrigo Silbat, 24, diz já conhecer vinte e seis membros dos setenta e cinco que compõem o Boys UFRN. Para ele, o grupo é um espaço excelente para conhecer novos amigos e até mesmo para namorar.

O ator Roberto Silbat em espetáculo sobre relacionamento amorosos no ambiente virtual 
(Foto: Arquivo Pessoal)  

“Organizamos o primeiro encontro dos membros do Boys em um bar da cidade. Conversamos muito, despudoradamente, sobre diversos assuntos. Compartilhamos fotos e comemoramos as ideias em comum dando sorrisos, beijos, abraços e brindando as coincidências. É sempre bom estar com pessoas que experimentam a liberdade de ser o que querem”, conta.

Rodrigo Silbat é de uma família tradicional que não tem o hábito de conversar abertamente sobre sexo. Gay assumido, ele desde muito cedo utilizou internet para pesquisar sobre sexualidade e buscar entender sobre o que estava sentindo no período em que se descobria sexualmente. Foi a partir dessa experiência que ele teve a ideia de criar um espetáculo de performance e dança contemporânea sobre o assunto, o “Quer TC?”, contando histórias de pessoas que procuram relacionamentos amorosos no ambiente virtual.  Do Boys, Silbat não descarta a possibilidade de surgir um relacionamento mais sério.  “O amor é um sentimento que pode brotar na lama, em qualquer lugar”, poetiza.

O universitário Rodrigo Platão é viciado em mídias sociais e está no Boys para conhecer gente nova

Já universitário Rodrigo Platão, 21, acessa as mídias sociais diariamente para manter contato com os colegas mais próximos e até para conhecer pessoas de outros países. Entrou no Boys sem saber inicialmente sobre o que se tratava. Só depois que as notificações começaram a chegar foi perceber e, a partir daí, interagir com os membros, com que diz ter um bom relacionamento. “Eles são muito comunicativos e bacanas, mas pessoalmente conheço apenas um”, conta. Quanto a possibilidade de se envolver um pouco mais com algum membro do grupo, Platão diz não ter interesse. “Conversamos muito no Facebook e até no WhatsApp (aplicativo para envio de mensagens gratuitas no celular), mas minhas intenções são outras”, explica.

No Boys UFRN somente membros podem ver o grupo e o que nele está sento publicado. Essa restrição é fundamental para manter o sigilo dos membros que ainda não assumiram publicamente a orientação sexual. Para fazer parte o interessado deve ser necessariamente homem e conhecer alguém do Boys que possa adicioná-lo.

Seja para debater os principais assuntos do dia, conhecer novas amizades, compartilhar histórias e procurar a cara metade, o Boys UFRN é um espaço plural e sem restrições. Nele cabe todo mundo, só o preconceito que fica de fora.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.