Pular para o conteúdo principal

UFRN renova parceria para apresentações da Orquestra Sinfônica


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) renova convênio om o Sistema Fecomércio e assina contrato de cooperação para continuidade do programa Parcerias Sinfônicas. O objetivo é de desenvolver ações formativas entre o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN (OSUFRN) para incentivar a produção musical local, com foco na formação de músicos e de plateia.

O contrato, que renovou o convênio por mais um ano, teve as assinaturas da reitora Ângela Paiva Cruz; do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz; da diretora regional do SESC, Jeane Eliad Figueiredo do Amaral; da vice-diretora da Escola de Música da UFRN, Raquel Carmona; e do maestro da Orquestra Sinfônica da Escola de Música, André Muniz.

Segundo Ângela Paiva Cruz, esse tipo de parceria é importante porque mostra a preocupação da Universidade com a formação cidadã.  “Os processos sociais também podem ser inovadores”, frisou Ângela, destacando o crescimento da Escola de Música, que hoje oferece, além do ensino técnico, a graduação e a pós-graduação. Ela exemplifica: “há alguns dias tivemos a formação, de uma só vez, de dez doutores, e isso é um fato inédito na Instituição”.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, fez questão de falar sobre os acordos já realizados com a UFRN, destacando o atual contrato, considerado “um projeto vitorioso”. A diretora do SESC, Jeane Figueredo, falou sobre a ênfase nos programas culturais e de lazer, de forma que venham a “contribuir efetivamente para o desenvolvimento cultural do estado”.

Raquel Carmona, vice-diretora da Escola de Música, fez referência à importância do projeto para “alavancar” o público, enquanto a diretora do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), Teodora Alves, destacou o investimento da atual gestão da UFRN na política cultural.

De acordo com o maestro da OSUFRN, André Muniz, a partir dessa iniciativa, a Escola de Música integra todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio da atuação e da execução “de nossos professores e da vinda de solistas que trazem um tipo de informação técnica diferenciada para nossos alunos”.
Projeto

O projeto, iniciado em 2011, permite que a orquestra apresente concertos oficiais, artístico-culturais e didático-pedagógicos voltados para o público-alvo do SESC e para a população em geral. Além disso, a OSUFRN atuará em ações educativas e de desenvolvimentos artístico-culturais para os programas escolares e sociais do SESC-AR/RN, tais como palestras-concerto de grupos camerísticos, famílias de instrumentos, duo ou trios, oficinas musicais, vivências e visitações dos instrumentistas discentes da Orquestra às salas de aula do SESC.

Na sua primeira edição, os grandes clássicos da MPB ganharam uma nova roupagem com o encontro de talentos potiguares, a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara e a Orquestra Sinfônica da UFRN, com arranjos de Willames Costa. A mistura do popular com o erudito rendeu ao projeto o Prêmio Hangar de Música 2011 na categoria melhor show do ano.

A segunda etapa do projeto Parcerias Sinfônicas estreou em junho de 2012, com uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. O show “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão” foi apresentado pela primeira vez no evento “Mossoró Cidade Junina”. Essa terceira edição, segundo Daniel Rezende, coordenador cultural do SESC, ainda está em concepção.
Fonte: UFRN.br

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.