Pular para o conteúdo principal

O que nos mobiliza no #BoicoteACantina

Por Ramon Alves
(Gestão de Políticas Públicas-UFRN)

Começou nesta semana, organizado pelos Centros Acadêmicos de Letras, Gestão de Políticas Públicas, Comunicação Social, Filosofia, Psicologia e Geografia, a campanha de boicote à cantina do Setor II, que consiste, além da realização do próprio boicote, em mobilização pelas redes sociais, distribuição de panfletos e adesivos e venda de lanches a preço de custo. Por si só, pelo que simboliza enquanto capacidade de iniciativa e organização, e por pautar um tema que é do interesse geral dos estudantes, essa campanha carrega um mérito extraordinário.

Não é um fato recorrente na universidade que tantos Centros Acadêmicos se unam para debater um tema de interesse comum, que se organizem e dediquem seu tempo para tanto. Não é, também, um movimento de iluminados levando a verdade para o conjunto da universidade, mas de representantes estudantis sensibilizados com uma sucessão de reclamações e questionamentos quanto ao tratamento da responsável pela cantina, ao preço e aos produtos oferecidos por ela. É desnecessária alguma habilidade especial para compreender a rejeição que a lanchonete possui entre os estudantes. 

Não é, sobretudo, opiniões individuais que, isoladamente, legitimam ou deslegitimam a luta. Alguns dirão "ela me trata super bem", mas há outros que não dizem isso, dizem o contrário. O respeito ao estudante não pode ser resultado de um sorteio ou de clima momentâneo, deve ser a regra.

Há os que criticam o movimento por ele tratar de uma questão tão específica quanto a cantina, como se nós devêssemos apenas debater e reivindicar questões como a crise financeira global, a qualidade dos empregos no Brasil e a expansão da universidade, ignorando a dialética presente entre as questões micro e as macro.

Está presente também, em uma rara crítica ao movimento, a ideia da "esquerda medíocre", dos "fins meramente pessoais e partidários", expressões que só podem ser desenvolvidas por quem não viu o movimento surgir, desde as redes sociais até o momento em que os CA's tomaram posição e definiram ações para encarar o problema. Há também uma defesa vazia do trabalho pelo trabalho, mesmo sendo ele precário e mesmo sendo a trabalhadora submetida a uma grau de relação trabalhista que afronta a sua condição humana.

O centro da luta política é a redução dos custos da cantina, por meio da revisão do contrato de utilização do espaço onde essa funciona, como também que se ofereça uma diversidade de lanches, garantindo opções saudáveis e com menor preço. Auxilia e reforça o movimento a questão do tratamento às pessoas, resolução que não se baliza pela opinião individual isolada, mas por várias opiniões que corroboram nessa linha. Por outro lado, buscaremos que estudantes, cantina e Pró-Reitoria de Administração possam sentar-se à mesa e construir uma saída para essa insatisfação.

Os Centros Acadêmicos estão de parabéns e o reflexo disso é a participação dos estudantes, a forte adesão ao movimento e a busca de colegas de outros setores para que o movimento #BoicoteACantina possa questionar o funcionamento das suas lanchonetes. É nesse clima positivo que nesta sexta fecharemos uma semana de muitas vitórias e com o setor II elevando seu capital social, orgulhando pela sua energia e vitalidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.