Pular para o conteúdo principal

Juventude vai às ruas de Natal por mais direitos

Em todo o Brasil, a juventude está indo às ruas lutar por mais direitos e por mudanças estruturais. A Jornada de Lutas da Juventude, organizada por dezenas de organizações juvenis e entidades do movimento social, tem como mote uma série de reformas capazes de democratizar a política, a educação, o campo, a comunicação e, dentre outros, combater todas as formas de preconceito e discriminação.

Em Natal, a Jornada de Lutas, organizada, dentre outros, pelo DCE|UFRN, saiu em caminhada da Unidade Sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), rumo à UFRN, onde foi finalizada com uma programação cultural recheada de artistas locais. Durante o trajeto até a universidade, os jovens foram apresentando suas pautas locais e nacionais.

Segundo André Cavalcante, Coordenador de Movimentos Sociais do DCE, "estamos na Jornada de Lutas contra o extermínio da juventude, a favor do pré-sal para a educação e pela ampliação de direitos. É dia de ir às ruas".

Os problemas vivenciados pela Universidade Estadual do RN (UERN) e as estatísticas que apontam para o aumento da criminalidade envolvendo os jovens em todo o Estado também foram lembrados. Para o presidente da UMES Natal, Whanderley Costa, "o governo estadual não vê a juventude como prioridade, embora sejamos um segmento estratégico para um projeto que leve em contas as potencialidades do nosso desenvolvimento. Como o poder público estadual é omisso, vê o agravamento da violência, da ausência de perspectivas porque não se investe em lazer, em escolas técnicas, em trabalho digno".

Pelas redes sociais, estão sendo divulgadas diversas imagens dos protestos que já aconteceram nas capitais e os que virão. Acesse a fã page da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira.

No RN, o movimento foi organizado pela União da Juventude Socialista (UJS), a Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), Levante Popular de Juventude, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Movimento dos Sem Terra (MST), pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), Pastoral da Juventude, Centro de Referência dos Direitos Humanos (CDRH), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), União da Juventude Rebelião (UJR) e os mandatos do vereador George Câmara (PCdoB) e Hugo Manso (PT), de Natal, Odon Jr, de Currais Novos, do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e da deputada federal, Fátima Bezerra.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.