Pular para o conteúdo principal

Estudantes da UFRN se mobilizam em prol dos índios e caboclos da comunidade Sagi-Trabanda

Campanha do Programa de Extensão, Motyrum
Desde 2007 os potiguaras de Sagi Trabanda (Baía Formosa/RN) enfrentam um processo de reintegração de posse movido pelo especular imobiliário WALDEMIR BEZERRA DE FIGUEIREDO, que tem interesse em construir um resort nas terras da comunidade. Acontece que índios e caboclos da etnia Potiguara vivem na região há mais de 100 anos, existindo na comunidade um cemitério onde repousam os restos mortais de seus ancestrais.

No dia 19 de março de 2013 a JUÍZA DANIELA DO NASCIMENTO COSMO deu ganho de causa ao empreiteiro, ignorando que a comunidade já usa a terra em disputa para subsistência muito antes da data que o empresário alega ter comprado as terras, conforme confirma testemunha do próprio Waldermir Bezerra, bem como que documento de promessa de compra e venda – prova apresentada pelo autor – não comprova posse.

Na ultima quarta feira, os indígenas de Sagi-Trabanda se reuniram com parceiros para pensar estratégias visando reverter decisão judicial que concedeu suas terras para o empreiteiro. Estiveram presentes no encontro, além da comunidade, potyguras da Paraiba, Mendonças do Amarelão, Eleotérios do Catu, estudantes da UFRN, FUNAI, APOIME, Programa Motyrum, Grupo Paraupaba, e Centro de Referência em Direitos Humanos. Na reunião ficou confirmado pelo representante da FUNAI que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai representar Potiguaras Sagi-Trabanda, levando o processo para Justiça Federal – instancia competente para julgar questões relacionadas aos Direitos dos Povos Indígenas.

“Meu sonho é que meu povo possa permanecer em nossa terra, vivendo dela como sempre foi, e não que vá um para cada lado, perdendo nossas raízes. Meu sonho é que meu povo continue unido, vivendo da terra onda sempre vivemos.” Disse emocionada a potiguara Elaine, de apenas 16 anos, durante apresentação da comunidade para os membros do Programa Motyrum de Educação popular em Direitos Humanos/UFRN.

No dia 19 de abril haverá um grande ato público em repúdio a decisão da juíza Daniela do Nascimento, e dando visibilidade as violações de Direitos sofridas pelos povos indígenas do Rio Grande do Norte, que por muito tempo foram relegados ao esquecimento pela Historia e Instituições do RN.

Assine a petição virtual (clique aqui) e ajude a campanha.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.