Pular para o conteúdo principal

Artigo: Por que lutamos? - Por Ramon Alves*


Frequentemente, nós, militantes do movimento estudantil, escutamos de amigos e pessoas mais próximas indagações sobre os motivos que nos levam a nos organizar politicamente, participando do movimento social e defendendo nossas ideias "sem ganhar nada com isso", como se tudo se limitasse a uma mera vantagem ou desvantagem financeira. "A mala preta deve ser muito volumosa", dizem os mais alvoroçados.

Qual é o valor de uma vida que já aparece construída para todos nós desde o primeiro momento em que a sentimos? A humanidade (aliás, uma ínfima parte dela), ao longo do seu desenvolvimento histórico até os dias atuais, delineia como pensaremos, quais serão os nossos preconceitos, dramas pessoais e necessidades. Todos nascemos prontos a sermos moldados, embora nem todos se mantenham dentro da jaula (pelo menos completamente) que nos é imposta.

Ou é natural que os homens e mulheres se encantem com um iphone novo e não consigam notar e se indignar com um semelhante na miséria? Ou natural a sociedade do patriarcado, que ignora a capacidade e os desejos da mulher e destila preconceito e ódio contra expressivas camadas populacionais? Não é esse o nosso natural, mas o é para um modelo de organização da sociedade que na sua base fundamental, a econômica, necessita da desigualdade para existir.

Respondo às indagações questionando o sentido da vida tal como ele se apresenta para nós. Necessariamente, a média da população é levada a se adaptar àquilo que a televisão apresenta. Para a ordem vigente, a juventude precisa situar-se o mais próximo possível dos estereotipados personagens de Malhação. As novelas padronizam comportamentos, falas, modo de se vestir e de consumir de imensas parcelas sociais. Não há reflexão, mas uma inserção automatizada das pessoas nessa maneira de construir relações e de viver.

Ser feliz é abocanhar sua fração de consumo global. Consumo tal que iguala as mesmas aspirações de um garoto em Felipe Camarão e outro em Nova Iorque, tornando-se fator crucial para o acirramento da violência. Conforma-se assim a justaposição da pobreza sobre a necessidade de consumo da nossa assimétrica sociedade, em que a opulência e a injustiça passam diariamente por debaixo do nariz dos mais pobres - nas ruas e na televisão.

No mundo, embora estejamos no auge da nossa capacidade produtiva, 1 bilhão de pessoas passam fome enquanto a humanidade detém tecnologia, riqueza e conhecimento para saldar essa e outras estatísticas nada civilizadas. Não há lugar para todos e mesmo os que estão com seu lugar garantido hoje não podem confiar que estarão mais na frente.

A exemplo disso, como será ser um jovem espanhol, país onde 6 em cada 10 pessoas na faixa dos 18 aos 24 anos ingressa na universidade, e enfrentar um desemprego estrutural, sem luz no final do túnel, e onde, mesmo quando se encontra emprego, este é precário e mal remunerado, via de regra? Não é diferente para os jovens gregos ou portugueses. Este é o mundo em que as crises econômicas, provocadas pela ganância humana, desenvolvem sentimentos xenófobos quando e onde deveriam produzir solidariedade. O caso mais recente envolve a relação entre alemães e gregos.

A luta política, o desejo e o entusiasmo pela transformação não são fins em si, não são  elementos estéticos para afirmação social ou algo que o valha, mas um processo de mudança individual e coletiva, de conhecimento e de valorização de características que nos aproximam da real natureza do ser humano. É nessa dialética que aprendemos a lidar com os diferenças e sobretudo respeitá-las.

Respondendo à pergunta do título: é na militância política que nos libertamos enquanto seres humanos e nos reconhecemos como tal. É nela, na paixão intensa que desperta naqueles que acreditam nos seus sonhos, que a vida se realiza de forma plena em sentido.

* Vice RN da UNE e Coordenador de Articulação do Centro Acadêmico de Gestão de Políticas Públicas

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.