Pular para o conteúdo principal

Orçamento participativo do PNAES já! Porque essa grana é nossa!

Nosso estudos que apontaram a necessidade de conseguirmos nos apropriar mais do debate de orçamento, uma vez que o domínio dessa ferramenta é estratégico para a nossa ação no movimento estudantil e na disputa das políticas públicas. A ampliação da ocupação na UFRN de estudantes trabalhadores/as, assim como no resto do país, trouxe novas demandas na política de assistência estudantil nas instituições federais.

Muitas políticas sociais como creche, acesso a cultura, serviços de saúde, moradia, acessibilidade, ações de respeito à diversidade, dentre temas foram temas de políticas inclusivas estruturantes no estado brasileiro. Porém essas ações não estão refletidas no chão da universidade inclusive no sentido das desigualdades regionais.

Diferença não é sinônimo de desigualdade e quando o governo federal em resposta a pressão do movimento estudantil o PNAES – Programa Nacional de Assistência Estudantil foi justamente para garantir condições das universidades construírem políticas que garantam a equidade nas universidades. Ele tem como objetivos:
- Democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal;
-Minimizar os efeitos das desigualdades sociais regionais na permanência e conclusão da educação superior;
-Reduzir as taxas de retenção e evasão; e
-Contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.


Nossa análise fez um comparativo levando em conta o orçamento apresentado pela reitoria e um estudo elaborado pelo FONAPRACE –Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis que apresenta o perfil socioeconômico e cultural de estudantes de graduação das universidades federais brasileiras, publicado em Julho de 2011.

A primeira questão levantada foi o desvio de função que vem acontecendo com relação ao orçamento do PNAES. Pois hoje ele vem sendo executado como orçamento para toda a assistência estudantil e nem sempre é levando em conta a questão socioeconômicamente carente. O serviço de Assistência Social da universidade é pouco estruturado e muito reduzido. Esse núcleo deveria conseguir acompanhar o processo de equidade na universidade e orientar as políticas de assistência e não é nem consultado na elaboração da proposta de orçamento. Apesar de muito qualificado ele é insuficiente, colocando as profissionais muitas vezes em condições de sobre carga de trabalho e incapaz de interferir de forma estratégica no emprego do orçamento. Por isso após escutar esse segmento nós do DCE fomos convencid@s que para o sucesso de nossa ação é estratégico fortalecer o serviço social, criando condições através da construção de alternativas concretas para uma universidade com equidade. Acreditamos que é possível gerar conhecimento o necessário e construir ações efetivas para que os objetivos do PNAES sejam cumpridos efetivamente.

Hoje 63% dos estudantes nordestinos ganham até 3 salários mínimos enquanto no sudeste isso corresponde a 31%; 49% desses estudantes do NE necessitam do serviço da assistência estudantil. Temos apenas 8,72% de estudantes negr@s nos bancos de nossas universidades. E em média 9% de estudantes tem filh@s, porém no SUL 79% tem acesso ao serviço de CRECHE enquanto no Nordeste esse índice é de 31%. 61% de estudantes nordestinos utilizam transporte coletivo para ir para a universidade porém temos muito pouco sendo investido em formas mais sustentáveis de transporte assim como acessibilidade.

Apresentamos o menor índice de bolsa permanência do país 7,23% sendo que a média nacional é de 10,53%, e na UFRN essa bolsa permanência chama-se BOLSA de APOIO TÉCNICO que em sua maioria cumpre um papel de suprir a falta de servidores/as. Temos em nossa região o menor índice de participação em atividades culturais do país 27% d@s estudantes universitári@s NUNCA participou de atividades artísticas e culturais, um terço número global não pratica nenhuma atividade física. Esses aspectos são diretamente ligados ao bem viver e são determinantes no perfil da saúde mental de toda a sociedade. Cerca de 43% d@s estudantes tem dificuldades de adaptação com o ambiente universitário. A situação de violência física ou sexual foi relatada por 24% d@s estudantes. A dificuldade financeira foi indicada por 52% d@s discentes e 39% afirmam ter dificuldade de acesso aos meios de estudos, 58% apresentam como uma dificuldade a carga excessiva de estudos. 47% de estudantes sofreram de crises emocionais nos últimos 12 meses, por fim uma média de 17% de estudantes trancam ou abandonam seu curso por motivos fiananceiros.

O orçamento global do PNAES da UFRN será de R$ 13.800,00 e a proposta de distribuição de recursos apresentada pela reitoria é a seguinte: Moradia Estudantil 21,51%; Alimentação 33,12%; Transporte 02,52%; Saúde 03,6%; Cultura 00,64%; Esporte 02,88%; Auxilio Creche 01,44%; Inclusão Digital 00,28%; Apoio Pedagógico 02,30%; Acessibilidade 01,98%; Bolsas 29,69%. O que vocês acham disso? Nós acreditamos que essa proposta não nos contempla e queremos dialogar e construir uma proposta que enfrente os desafios apresentados pelos estudos realizados. 

Além disso a ferramenta do Orçamento Participativo nos faz avançar na democratização da democracia na universidade por isso convocamos toda a comunidade universitária a participar das Plenárias Temáticas do Fórum de Estudantes e ajudar na coleta de assinaturas do abaixo assinado para institucionalização do Orçamento Participativo na UFRN. Reconfigurar esse orçamento a partir do perfil e das demandas que nós temos é uma vitória da democratização da universidade e de uma nova cultura política.

Nessa terça feira acontecerá a CARAVANA da UNE e às 12h no RU, teremos o Debate Alimentação no Campus, às 16h no DEART política cultural. E na quinta feira às 10h no auditório das AVES no CB o grande Fórum de Estudantes onde dialogaremos com a Reitora Ângela Paiva a fim de pressionar e garantir a legitimidade desse processo de debate de orçamento e democratização da universidade.

Melayne Macedo
Coordenadora Geral do DCE-UFRN- Gestão Primavera Sem Borboleta

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.