Pular para o conteúdo principal

Anita Prestes: “Salvemos a vida dos 5 heróis cubanos!”

A filha dos combatentes internacionalistas Olga Benário e Luiz Carlos Prestes, Anita Prestes, enviou a declaração (leia abaixo) para Aldo Fidel, cônsul comercial de Cuba em São Paulo, na qual conclama os povos do mundo a salvar as vidas de 5 heróis cubanos que estão presos injustamente nos EUA.

Anita, historiadora brasileira, nasceu em uma prisão nazista para mulheres em Bressinimstrasse e, com 14 meses de idade, graças à solidariedade internacional, foi viver com sua avó paterna, Leocádia Prestes. Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg e depois para Ravensbruck. Em fevereiro de 1942, pouco antes de completar 34 anos, Olga foi enviada para o campo de extermínio de Bernburg, onde ela foi assassinada em uma câmara de gás.

Na última carta que Olga escreveu para Carlos Prestes e para Anita, ela se despediu de ambos, sabendo que não tinha muito tempo de vida:

“Eu lutei pelo que é justo, para o bem e para um melhor mundo... Eu quero que você me entenda bem: me preparar para a morte não significa que eu desisti, mas sabê-la encarar de frente quando ela chega.”

Declaração
Como é do conhecimento geral, permanece a absurda violação dos direitos humanos perpetrada pelo governo dos EUA, dirigido pelo presidente Obama, prêmio Nobel da Paz, que, não obstante o clamor mundial, continua a manter na prisão quatro heróis cubanos – Antônio Guerrero, Fernando Gonzalez, Gerardo Hernandez e Ramon Labañino – e privar outro herói cubano, René Gonzalez, já libertado, do direito de regressar a sua pátria.

Na qualidade de filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, dois heróis internacionalistas, sou testemunha do valor inestimável da solidariedade internacional para salvar as vítimas da repressão e da sanha fascista. Considero-me filha da solidariedade internacional, pois fui salva das garras do fascismo por uma importante campanha mundial, liderada por minha avó Leocádia Prestes, a respeito da qual Pablo Neruda escreveu: “Hiciste grande, mas grande a nuestra América.”

Salvemos, pois, a vida dos 5 heróis cubanos!
Rio de Janeiro, março de 2012

Anita Leocádia Prestes
Historiadora e professora da UFRJ

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.