Pular para o conteúdo principal

Professor Edésio Fernandes debate o direito à cidade em seminário na UFRN

Na manhã desta quarta-feira, 28, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu o professor Edésio Fernandes, jurista e pesquisador internacionalmente reconhecido, para um seminário direcionado a todos sobre “O Direito à Cidade”. O seminário deu início a uma programação com palestras e lançamentos de livros, da qual o professor participará até a próxima sexta-feira, 30.

Edésio Fernandes é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em Urbanismo, professor e pesquisador associado a diversas universidades e reconhecido internacionalmente por ser um dos principais pensadores sobre Desenvolvimento Urbano e Direito Urbanístico na atualidade.

Inicialmente cunhado pelo filósofo Henry Lefebvre, o termo “O Direito à Cidade” começou a ser popularizado pelos movimentos sociais e político-filosóficos a partir da década de 1960. Porém, segundo o professor Edésio Fernandes, muitos desses movimentos popularizaram o conceito sem despertar uma reflexão mais profunda.

“A proposta de Lefebvre é a formulação de um novo padrão de cidade: mais justa, igualitária e inclusiva. Precisamos, a partir dessa teoria, analisar a formação de políticas públicas para por em prática o conceito”, afirmou.

No Brasil, o marco que demonstra a concretização de um dos aspectos do conceito desenvolvido por Lefebvre é a formulação do “Estatuto da Cidade”, em 2001. O estatuto defende o direito coletivo de viver em uma “cidade sustentável”.

Mas o que isso significa? Que é preciso reformar as cidades brasileiras, sanando questões como favelização, formação de periferias e desigualdade social originadas no pico do processo de urbanização brasileiro ainda na década de 1970. De acordo com o professor Edésio Fernandes, a legalização desse direito foi fundamental, mas ainda é necessário estabelecer quais as obrigações do poder público e dos cidadãos para a formação dessas cidades.

Para a vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenez, que também esteve no evento, “a presença do professor é muito importante, pois nos traz uma rica discussão sobre um tema que está em constante debate com um dos melhores especialistas no assunto”.

O seminário desta manhã faz parte de uma série de eventos promovidos pelo Departamento de Políticas Públicas da UFRN, que durante este semestre trará especialistas para discutir o processo de urbanização.

Além do seminário, também foi realizado o lançamento da segunda edição do livro “Brasil Urbano”, da editora MauadX, que foi desenvolvido em uma parceria entre o professor Edésio Fernandes e o professor e pesquisador Márcio Valença, do Departamento de Políticas Públicas da UFRN. “Esse livro é um trabalho realizado há 10 anos e tem como principal diferencial ser uma reflexão sobre o processo de urbanização brasileiro antes da criação do Estatuto da Cidade”, comentou o professor Márcio.

Programação

Além da palestra e do lançamento do livro, Edésio Fernandes participa, nesta quinta-feira, 29, no auditório da OAB-RN, às 19h, da palestra “A nova ordem urbanística a partir da Constituição Federal e do Estatuto da Cidade”. Já às 19h30, ele fará parte do lançamento do livro Meio Ambiente e Moradia: direitos fundamentais e espaços especiais na cidade, de Marise Costa de Souza Duarte. Na sexta-feira, 30, participa do debate “Desafios atuais à efetivação do Direito à moradia no contexto dos megaeventos”, também na sede da OAB.

FONTE: Portal da UFRN

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.