Pular para o conteúdo principal

Justiça reintegra estudante da USP expulso pela Reitoria e requer informações

Advogado Aton Fon acusa boletim USP Destaques 56 de divulgar “informações falsas a respeito dos alunos vitimados”. 

O juiz Valentino de Andrade, da 10ª Vara de Fazenda Pública, concedeu liminar a Marcus Padraic Dunne, reintegrando-o ao corpo discente da USP. Padraic é um dos seis estudantes expulsos pela Reitoria em 2011, com base no regimento disciplinar de 1972, por haverem participado da ocupação do prédio da Coseas, em março de 2010.

Para o juiz, a eliminação de Padraic “pode ter eventualmente se revelado desproporcional”. Ele cobrou informações da universidade, entendendo haver indícios de que o processo administrativo-disciplinar não deu ao aluno condições de defesa (vide, a propósito: “Vamos calar diante da eliminação de seis estudantes?”, Informativo Adusp 340, p. 4). Em nota, a Reitoria declarou que “foram observados os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, bem como os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade”, e que prestará as informações requeridas pelo juiz da 10ª Vara.

A expulsão dos estudantes (ou eliminação, conforme o regimento) voltou a ser defendida no USP Destaques 56 (9/3/12), em texto intitulado “Sobre ações de alunos desligados por invasão do Bloco G da Coseas impetradas na Justiça”. O advogado Aton Fon Filho, que defende Padraic e outros estudantes, emitiu nota a respeito do boletim oficial da Reitoria, criticando o que chama de “divulgação de informações falsas a respeito dos alunos vitimados com expulsão do corpo discente da USP”.


Inverdades

Segundo Fon, o USP Destaques “lança mão de inverdades para tentar justificar a eliminação de alunos”. Fon classifica como “artimanha” a seguinte afirmação do boletim: “O processo administrativo disciplinar, concluído em dezembro do ano passado, não apurou simplesmente a ocupação, mas sim outras ações graves, como desaparecimento de prontuários com informações sigilosas da saúde e da família de alunos da Universidade e de crianças e adolescentes alunos da Escola de Aplicação, além de desaparecimento e danos de patrimônio público” (destaques do advogado). 

Ele chama atenção para o fato de que tais “ações graves” não constam da Portaria GCC-06, de 26/3/2010, expedida pela professora Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca, coordenadora de Assistência Social da Universidade de São Paulo, e citada pelo USP Destaques. A portaria menciona tão somente “a invasão e ocupação das dependências da Divisão de Promoção Social da Coordenadoria de Assistência Social (...), ocorrida no dia 18 de março de 2010, por volta das 1h15min. nos termos do Boletim de Ocorrência n. 861/2010, do 93º Distrito Policial”. 

Portanto, diz o advogado, “não é verdade a afirmação da Reitoria de que outros fatos tivessem sido atribuídos aos alunos submetidos à perseguição administrativa, e que tivessem sido objetos de apuração”. 


Nulidade

Ainda de acordo com Fon, “assim limitado na origem, o processo administrativo mostrou sua limitação também quando cumpriu sua missão de recomendar a punição dos alunos”, ao afirmar serem “verdadeiros os fatos que lhe são imputados quanto a invasão e ocupação das dependências da Divisão de Promoção Social da Coseas no dia 18.03.2010”. Desse modo, é “a própria Comissão Processante que denuncia a falsidade do que diz a Reitoria da USP”.

Na opinião do advogado, o intuito do USP Destaques é “pendurar novas acusações nos pescoços de seus bodes expiatórios”, ou seja, dos estudantes: “É que a punição imposta aos alunos, sobre não ter sido devidamente motivada, foi evidentemente exacerbada, ainda que se admitisse, para fins de argumentação, que alguma sanção fosse possível. E já antevê a Reitoria, na decisão concessiva da liminar que lhe tira o sono [concedida ao estudante Padraic], o reconhecimento da nulidade de todo o processo administrativo”.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.