Pular para o conteúdo principal

II Fórum Potiguar de Cultura

O II Fórum Potiguar de Cultura será em 28 de fevereiro, exato um ano após o primeiro, que também se deu no auditório do IFRN Liceu das Artes, no centro da cidade, em 2011.

O Fórum Potiguar de Cultura é uma iniciativa da sociedade civil que envolve artistas, produtores, trabalhadores e demais agregados do setor, na perspectiva de elaborar e construir um panorama que venha subsidiar a permanente construção de uma política cultural em conformidade com as reais necessidades e inerências relativas aos que trabalham e militam nessa área.

Nesse sentido, na intenção de afinar-se com o atual processo, onde novos modelos de participação e gestão cultural estão sendo adotados e estabelecidos, o Fórum convidou a Secretaria da Economia Criativa, na pessoa de sua gestora, a Sra Cláudia Leitão, a se fazer presente para uma palestra e debate acerca do tema ao lado de Fábio Lima, representante regional do MinC para o nordeste. Pasta recente, a secretaria vem sendo implantada com a missão de dimensionar o perfil e o tamanho dos setores que envolvem o círculo criativo em desenvolvimento no Brasil, além de fomentar sua capacitação e crescimento, alinhada com parcerias e instituições que também tenham esse fim, dentro de programas como o Criativa Birô, aos poucos sendo implementado país afora. A gestora de cultura Cátia Lopes, do Sebrae/RN, um dos aliados dessa iniciativa nos estados, foi convidada para integrar esse momento por essa razão.

Também se fará presente a secretária extraordinária de cultura do estado, Sra. Isaura Rosado. Sua participação, ao lado de Rubens Passos aborda os fundos culturais como um vetor à participação cidadã, permitindo o acesso ao recurso público de forma mais democrática e transparente. E ainda, em outro momento da programação, o deputado estadual Fernando Mineiro e o vereador municipal George Câmara discutem a atuação do legislativo em defesa de uma política cultural para o RN.

Consta ainda entre estes horários uma etapa para o lançamento da versão impressa da Cartilha de Diretrizes para a Cultura do Rio Grande do Norte, em ocasião onde o fórum tematizará sua própria importância ou necessidade, sendo uma ferramenta oportuna para colocar-se como interlocutor dos setores artísticos, buscando uma atuação conjunta arquitetada e bem objetiva, seja dentro dos conselhos, nas comissões normativas, nas câmaras temáticas etc.

Conduzido por uma pequena comissão executiva integrada por Esso Alencar, Tatiane Fernandes e Lula Borges, o evento do Fórum Potiguar de Cultura vem sendo realizado para servir como um instrumento que influencie na construção de uma política cultural para o estado em sintonia com os parâmetros do Sistema Nacional de Cultura.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento
09h – Abertura
9h30 – A Economia Criativa e sua Importância na Esfera Cultural
com Cláudia Leitão (chefe Secretaria da Economia Criativa),
Fábio Lima (representante regional do MinC para o nordeste)
e Cátia Lopes (gestora de cultura do Sebrae/RN ).
11h – Fórum Potiguar de Cultura: direções e compromissos
(lançamento versão impressa da Cartilha de Diretrizes para a Cultura Potiguar)
(escolha de representações setoriais para os encontros presenciais do FPC)
(aprovação do calendário de reuniões anuais do FPC)
12h – Almoço
14h – O Fundo Cultural como um Vetor à Participatividade;
c\ Isaura Rosado (Secultrn/FJA) e Rubens Passos, mediação Tatiane Fernandes
16h – A Atuação do Legislativo em Defesa de uma Política Cultural para o RN
c\ Fernando Mineiro e George Câmara, mediação Esso Alencar

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.