Pular para o conteúdo principal

DCE UFRN, SUA HISTÓRIA E PROJETOS

Conheça um pouco da atuação do movimento estudantil dentro da universidade


O diretório central dos estudantes (DCE) é uma entidade estudantil sem fins lucrativos que representa o corpo discente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Com o intuito de promover aos estudantes uma consciência social e política, o incentivo a produção artística e cultural e a defesa de um ensino público, democrático e de qualidade , eles seguem debatendo o rumo da universidade, os planos da reitoria, colocando o posicionamento dos estudantes . 

A entidade foi fundada em 25 de fevereiro de 1959 e passou a denominar-se José Silton Pinheiro em 15 de abril de 2000. O nome surgiu de uma homenagem a um estudante da universidade que foi morto durante a ditadura militar.

No último congresso de estudantes universitários que ocorreu na UFRN, em 2000, houve a reestruturação do estatuto do DCE, no qual ele deixou de ser presidencialista e passou a ser dirigido por coordenações , divididas entre geral e especificas, indo desde de assuntos institucionais até esportes e lazer. Ao todo são dezenove coordenações que atendem a demanda de 33.000 estudantes universitários, espalhados em quatro cidades. 

O DCE-UFRN também trava lutas externas apoiando mobilizações como o FORA MIKARLA , a revisão do código florestal, movimento contra homofobia , entre outros. 

CARTEIRA DE ESTUDANTE 

Além das mobilizações em prol da melhoria da universidade e da abertura de debates sobre temas relevantes para a sociedade, o DCE da UFRN também confecciona a carteira de estudante mais barata do estado, indo contra empresas que lucram abusivamente em cima deste documento. 

Para fazer a carteira, o estudante precisa ser aluno da UFRN, preenche um formulário, tirar uma foto e paga o valor de custo de R$ 3,75. Em menos de 10 minutos ele sai da sede com a carteira pronta e Habilitada para pagar 50% menos em transporte, eventos e shows .

CURSINHO DO DCE 

Inspirado em experiências de outras universidades públicas, o cursinho pré-vestibular do DCE é um projeto de extensão que teve sua primeira turma formada no segundo semestre de 1997. O projeto sistematiza ações com o intuito de tornar estudantes de baixa renda aptos a obter sucesso no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando sempre inovar e melhorar a qualidade de ensino oferecida aos alunos pré-vestibulando. 

Com um corpo docente formado por alunos de licenciatura da própria UFRN, o cursinho dá oportunidade a estes de colocarem em prática o que aprendem na teoria. 

As aulas do cursinho são ministradas dentro do Campus e as turmas são abertas no inicio do ano e também no mês de agosto. O aluno inscrito pagará uma mensalidade bem abaixo da média , na qual pode optar por aulas diárias nos turnos manhã , tarde e noite ,com aulões esporádicos nos sábados . 

A sede do cursinho e do DCE fica no setor I do campus e funciona das 8hs às 20:30hs .


Vídeo:
Conheça um pouco mais do Movimento Estudantil na UFRN




Veja algumas fotos do DCE:










Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.