Pular para o conteúdo principal

Código Florestal para quem???

2011 é o Ano Internacional das Florestas, decretado pela ONU como uma forma de gerar uma reflexão global sobre a forma de utilizarmos nossos recursos e explorarmos essas fontes de biodiversidade. 

A percepção da maior parte de nós é que este cenário não é nada animador, basta pararmos para analisar o desmatamento em prol do agronegócio e da extração de madeira ilegal na Amazônia, a devastação e desertificação da caatinga e da mata atlântica e a consequente perda de habitats para muitas espécies para chegarmos a esta conclusão.

Tramita em votação no Senado o "Novo Código Florestal" inicialmente proposto pelo Deputado Federal de São Paulo Aldo REbelo, Já aprovado pela Câmara dos Deputados. Segundo ele, o código vigente está desatualizado, já que foi criado em 1965 e por ser considerado "demasiadamente rígido" dificulta seu cumprimento e prejudica o pequeno produtor agrícola.

A defesa do novo código florestal é respaldada no argumento de que este novo modelo favorece o pequeno produtor. Entretanto, não faz uma distinção de pequena e grande propriedade, desconsiderando o tipo de agricultura realizada e fatores sócio-econômicos, ficando restrito apenas ao trabalho da propriedade.

Algumas das propostas do "Novo Código" são incompatíveis com a preservação ambiental e manutenção da biodiversidade. Entre elas podemos citar:



- Diminuição de mata ciliar;
- Parâmetros para medição da área de proteção baseados nos períodos de estiagem dos rios e não mais de cheias;
- Ausência de Reserva Legal para pequenas propriedades;
- Inclusão das áreas de Proteção Permanentes (APP) na Reseva Legal (RL), quando existirem;
- 50% da Reserva Legal utilizada para introdução de espécies exóticas;
- Anístia da dívida aos desmatamentos ocorridos até 22 de julho de 2088;
- Diminuição das Áreas de Proteção Permante;


Esta Temática será discutida dia 11/11/11 no Anfiteatro das Aves
Centro de Biociências às 19h, durante a realização do 'DCE no Meu Setor'.
Estão todos Convidados!

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.