Pular para o conteúdo principal

08 DE MARÇO: DIA DE LUTA DAS MULHERES ESTUDANTES

O Brasil se incorporou à lista dos países que têm ou tiveram o cargo máximo do Poder Executivo ocupado por uma mulher. Longe de acreditar que ter uma mulher como Presidente é o suficiente para as aspirações do movimento feminista, vemos à nossa frente uma longa caminhada em direção a uma sociedade tolerante e justa, na qual homens e mulheres tenham igualdade de oportunidades.

Nós, mulheres, passamos por um intenso processo de adestramento que se inicia no momento no qual os genitores desejam saber previamente qual o sexo do bebê. A partir deste momento, os genitores investirão seus recursos na compra de roupinhas azuis e carrinhos, ou em roupinhas rosas, bonecas e panelinhas. Desde já somos ensinadas a permanecer no espaço privado, cuidando do lar e da família. Devemos falar baixo e pouco, sermos educadas e submissas. Como desenvolver e preservar nossa igualdade e autodeterminação diante de uma educação machista?

No desenvolvimento da nossa vida em sociedade apresentam-se para nós salários mais baixos que os dos homens para trabalhos iguais, déficit de creches, violência doméstica, mercantilização de nossos corpos na mídia, ausência de políticas que garantam a permanência das mulheres mães na escola/universidade, impossibilidade de decidir sobre nosso corpo através do aborto, cerceamento do desenvolvimento de nossa sexualidade reforçado pela Igreja... Todas essas medidas minam nossa autonomia.

Hoje, enfaticamente dentre essas descrições, a proibição do aborto vem a serviço de um processo de criminalização da pobreza, uma vez que são as mulheres mais pobres as afetadas pelos procedimentos abortivos precários, aquelas que não dispõem de renda suficiente para pagar o aborto seguro, oferecido por clinicas caríssimas. São essas mulheres sem acesso ao serviço público de saúde que entram nos trágicos números das pesquisas: o aborto mal feito é a 3ª causa mais freqüente de morte materna no Brasil.


O EMPODERAMENTO DA MULHER É NECESSÁRIO PARA SUA EMANCIPAÇÃO!

Desta forma, para vermos implementado na sociedade um projeto feminista é necessário que nós nos organizemos e nos mobilizemos em torno das nossas bandeiras e reivindicações. E a *Federação Nacional de Estudantes de Direito (FENED)*, entendendo-se como um instrumento de atuação coletiva das/os estudantes de direito organizadas/os em torno da luta pela erradicação das desigualdades vivenciadas em nossa sociedade, deve posicionar-se ao lado das lutas das mulheres, pois não podemos vislumbrar uma nova sociedade sem a superação da condição atribuída à mulher hoje!

Assim, é fundamental a participação da Federação no dia *08 de março*, dia que marca a histórica luta da mulher por sua libertação!

Durante a campanha eleitoral, quando vimos o debate sobre o aborto sob uma perspectiva conservadora, já se demonstrou o desafio que temos à frente. Além disso, o ano já começou com violações às conquistas das mulheres, com ministros do STJ restringindo a aplicação das punições da Lei Maria da Penha, projetos de lei "pró-vida" - que são um retrocesso em termos de autonomia e garantia da saúde da mulher - entre outras.

Dia 08 é dia de nós, mulheres estudantes de direito, a partir de nossas próprias vozes, reforçarmos as pautas feministas perante a sociedade, para que avancemos nas nossas conquistas!

Coordenação de Mulheres da FENED
Twitter: @MulheresFENED
E-mail: mulheres.fened@gmail.com
Sinara Gumieri Vieira


Os centros e diretórios acadêmicos, coletivos e demais entidades interessadas em participar da campanha devem enviar e-mail para mulheres.fened@gmail.com, informando:
1) Nome da entidade, de um/a ou mais responsáveis e contato (e-mails e telefones);
2) Tipo de ações que pretendem promover com temática de gênero, tendo como foco o Dia Internacional de Luta pelos Direitos das Mulheres (sugestões: palestras, atos públicos, debates, intervenções artísticas, participação em mobilizações locais etc.);
3) Endereço com CEP para que possam ser postados os adesivos.

Além disso, as entidades devem se comprometer a enviar, posteriormente, relatos sobre as mobilizações locais para o mesmo endereço de e-mail.
A data limite para envio dos pedidos de adesivos é quarta-feira, 02/03/2011.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.