Pular para o conteúdo principal

DCE e Movimentos Sociais - Programação na SBPC

GRANDE ATO PÚBLICO PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA TERRA E DO CONHECIMENTO


Você sabia que em pleno século XXI, um em cada seis habitantes do planeta passa fome? E é na desigualdade social a grande responsável pela má distribuição de renda que gera fome no Brasil e no mundo.

Uma das principais causas das desigualdades é a concentração fundiária. Enquanto muita terra está nas mãos de poucos, no Brasil existem mais de quatro milhões de famílias sem terra que buscam a terra para poder viver com dignidade.

Umas das formas para combater a concentração fundiária é a limitação do tamanho da propriedade de terras. Por isso diversas entidades e organizações estão trabalhando na construção de um plebiscito popular para definir esse limite.

A universidade tem um papel central nesse debate de democratização, não somente da terra, mas da própria produção de conhecimento, tendo uma função social a cumprir que se coloca cada vez mais distante uma vez que dentro de cada conselho institucional há uma disparidade muito grande nas definições acadêmicas, políticas e administrativas da universidade.

Assim como 50% do território nacional está concentrado em menos de 1% da população, 70% do poder de decisão dentro das universidades estão concentrada nas mãos dos/das professores/as. A disputa programática se reflete de forma desigual. Pautamos uma representação paritária entre discentes, docentes, funcionários e comunidade acadêmica.

O DCE da UFRN, em conjunto com diversos movimentos sociais, convida a todos/as para um grande ato público que acontecerá quarta-feira por todo o campus da UFRN. O ato será uma caminhada em defesa da democratização nas universidades e também em prol do plebiscito pelo limite do tamanho da propriedade da terra no Brasil.


A concentração do ato será às 9h na praça CIVICA
Democratização da terra e das universidades DESSA LUTA NÃO ME RETIRO!


Programação

Criminalização dos Movimentos Sociais

Segunda-feira 26/07 15h as 18h

Local: Auditório do DCE, Setor I



História da luta e dos movimentos sociais

Terça-feira 27/07, das 15h às 18h

Local: Auditório do DCE, Setor I



Democratização da terra e do conhecimento

Quarta-feira 28/07,das 9h às 12h:

Ato Público da Democratização da Terra e do Conhecimento

Local: Concentração na praça cívica do Campus



Mesa de debate com os movimentos sociais

Local: Auditório do DCE, Setor I

Das 13h às 15h:



Democratização das Universidades

Quinta-feira 29/07, das 15h às 18h:

Local: Auditório do DCE, Setor I



Feminismo e Negritude

Sexta-feira 30/07, das 15h às 18h

Oficina contra a legalização da prostituição

Local: Auditório do DCE, Setor I



Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.