Pular para o conteúdo principal

poema/processo

A Galeria Conviv’art/ Núcleo de Arte e Cultura da UFRN está com a exposição Emanações: Pinturas e Desenhos, de Jota Medeiros, aberta ao público até o dia 16 de julho.

A exposição do artista plástico Jota Medeiros (Belém, 1958), um dos mais importantes poetas visuais brasileiros, dotado de grande intelecto, conta com quinze obras e está disponível para visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Jota Medeiros é formado em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi militante do movimento Poema Processo. Um movimento artístico vanguardista brasileiro que pretendia inovar ao propor um desmonte nas formas estabelecidas de criação de um poema, e foi lançado simultaneamente em Natal e no Rio de Janeiro formalmente, em dezembro de 1967 e encerrado com o Manifesto de Parada Tática em 1972.

Jota é autor do livro/poema Progressão, editado pela Stempelplates, de Amsterdã, na Holanda, em 1978, e Geração Alternativa, pela editora Amarela/PROFINC, Natal-RN, no ano de 1997, entre outros trabalhos. Foi editor de Contexto, suplemento especial do jornal A República, no final da década de 1970. Organizou várias exposições internacionais de poesia visual em Natal, e participou como artista convidado do MAM da Bahia e do Brazilian Northeast Festival of Contemporary Art, realizado em Nova Iorque em 1996.

“É a poesia que desaliena, que funda a desalienção, que estabelece a relação
inteira do homem consigo próprio, com os outros, e com a vida,
com o mundo e com as coisas.
E onde não existir essa relação primordial limpa e justa,
essa busca de uma relação limpa e justa,
essa verdade das coisas, nunca a revolução será real.
(…) Compete à poesia, que é por sua natureza liberdade e libertação
inspirar e profetizar todos os caminhos da desalienação.”
(Andersen, 1977)



para saber mais sobre o movimento poema/processo acesse http://www.poemaprocesso.com/
para ler entrevista com o Jota Medeiros clique aqui

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.