Pular para o conteúdo principal

ESCLARECIMENTOS - Tumulto no CONSEPE - oposição estudantil impede o diálogo


Pessoal,

Como alguns já devem saber, hoje (07 de Abril) houve reunião do CONSEPE para discutir um ponto específico do novo regulamento de graduação, a questão do prazo para trancamento, e não terminou bem. Por isso o Conselho Estudantil no CONSEPE e a Direção do DCE vêm esclarecer o que de fato houve hoje pela manhã.

Ontem, segunda-feira (5 de abril), convocamos uma reunião para articular e organizar a intervenção estudantil na reunião de hoje. Porém, não conseguimos chegar a um acordo. O DCE tinha como proposta a mudança no que se refere ao prazo de trancamento (que acaba próxima segunda) e também o início das discussões acerca do novo regulamento e da reestruturação administrativa da UFRN, construindo espaços mais democráticos abrangendo, efetivamente, a participação dos estudantes e dos funcionários nas tomadas de decisões dentro da Instituição.

Por outro lado, o POR (partido operário revolucionário), representado principalmente por Jodinaldo e Alessandro, e o CA de Serviço Social, representado principalmente por Bárbara, estabeleceram uma postura de oposição. Pretendiam exigir do CONSEPE a revogação imediata de todo o regulamento, e a abertura das discussões acerca do novo regulamento.

O CONSEPE convocado tinha como pauta a discussão em torno do prazo para trancamento e o DCE tentou criar o consenso para que todos os estudantes se apresentassem à sala dos colegiados com a bandeira de defender a volta ao prazo de 2/3 do período letivo. A oposição (liderada pelo POR e CA de Serviço Social) não coadunou com a proposta do DCE e resolveram partir para a intransigência de revogar todo o regulamento, posição descabida já que a reunião do CONSEPE não possuía legitimidade para tomar tal decisão.

que acabou ocorrendo foi que hoje pela manhã, diversos estudantes compareceram ao Conselho, a maioria mobilizada pela oposição. De início fizeram uma manifestação pacífica, positiva para o ambiente do Conselho. Até o momento em que se deu início oficial à reunião do CONSEPE e ao debate que promoveria a extinção do prazo de 1/3 pra trancamento.
O debate começou com o parecer da relatoria, em seguida houve o posicionamento do o Conselheiro Estudantil (Pedro Feitoza), que proferiu seu discurso defendendo a posição estudantil que ficou clara na assembléia estudantil organizada pelo DCE anteriormente (a posição de defesa do prazo de 2/3 para trancamento) e questionando o modelo de composição do CONSEPE que agride o ideal de democracia; e logo após a Pró-Reitora de Graduação fez alguns esclarecimentos.

Seguindo o debate, a presidência da mesa do conselho, na pessoa da Vice-Reitora, sugeriu que houvesse 4 posicionamentos estudantis e 4 posicionamentos dos conselheiros para garantir a equidade e qualidade do debate, evitando um alongamento desnecessário da discussão (já que no CONSEPE anterior havia acontecido um debate de duas horas de duração a respeito do tema). O pessoal da oposição, desrespeitando a ordem de inscrições, não aceitou essa configuração e exigiu que aos estudantes fossem abertas tantas falas quanto eles quisessem.

A presidência da mesa negou a proposta do coletivo formado pelo POR e CA de Serviço Social. Tal coletivo resolveu então impedir que a reunião ocorresse num molde que eles discordassem, tumultuando a reunião e criando uma confusão que terminou com o posicionamento da Vice-Reitora de suspender a sessão do CONSEPE. Uma vez suspensa a reunião, a oposição não cessou sua manifestação e passou a impedir que os presentes na sala dos colegiados deixassem o ambiente, acabaram então por entrar em conflito com os professores, funcionários seguranças e alguns estudantes (inclusive agredindo estes últimos) que não concordaram com a posição autoritária da oposição e quiseram garantir o direito de ir e vir dos conselheiros e observadores do CONSEPE.

Resultado: a oposição, com sua política extremista e autoritária, prejudicou todos os mais de 35 mil estudantes da UFRN, destruiu o diálogo que o corpo estudantil vinha travando com a administração da universidade e acabou por garantir que o prazo de 1/3 para trancamento continue valendo (prazo este que terminará na próxima segunda-feira, dia 12/04).

O DCE e os Conselheiros Estudantis tentarão convocar uma reunião extraordinária do CONSEPE ou conseguir uma decisão ad referendum do Reitor para garantir que o prazo para trancamento seja estendido.

Acreditamos que se desejamos lutar pela construção de uma espaço verdadeiramente democrático na Universidade, não podemos utilizar práticas anti-democráticas e agressivas à integridade física de outras pessoas. Seria uma contradição. Acreditamos no diálogo, na construção coletiva como o primeiro meio e mais eficaz de se avançar na luta. Acreditamos que a mobilização estudantil, a manifestação dos estudantes, ocupando espaços em massa, puxando gritos de ordem, promovendo pressão e defendendo os interesses estudantis são formas de promover o diálogo. O que não podemos é partir para a agressão, a intransigência, a luta irracional, o extremismo cego e autoritário. E infelizmente foi isso que ocorreu hoje pela manhã no CONSEPE.

O DCE e os Conselheiros Estudantis acreditam que a maioria dos estudantes concorda com essa posição democrática, e por isso continuarão na luta pela construção de um Regulamento de Graduação que realmente abarque a posição de alunos e funcionários. Estamos confiantes de que, através do correto exercício da democracia participativa, conseguiremos contornar a situação e garantir uma vitória ao movimento estudantil da UFRN.



Igor Nogueira Soares – Coordenador do DCE
Pedro Rezende Santos Feitoza – Conselheiro Estudantil do CONSEPE

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.